Correio Popular Notícia



Governo irá priorizar o esporte não profissional

Data da notícia: 25/01/2013
Foto:

A secretária da SECEL (Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia), Cleidimara Alves, confirmou na última quarta-feira (23), à sua assessoria, que sua gestão irá priorizar o apoio ao esporte não profissional no Estado. De acordo com a secretária, o futebol profissional, por si só, tem ou deveria ter vida própria, pois é profissional. ?Precisamos sentar para discutir uma parceria. Por exemplo: O governo dá o estádio equipado para jogos há muitos anos ? quando ocorre um probleminha lá está o governo para saná-lo. Em contrapartida, a Federação de Futebol o que oferece para realizar seus jogos, seus campeonatos, seja no Aluizão ou Biancão??, frisou a secretária.
Cleidimara ainda destacou que o paternalismo existente no estado tem que ser encerrado. ?Vamos ser parceiros na luta pelas soluções. Se falta iluminação ou laudos, coisas pequenas, a Federação de Futebol e clubes precisam dar sua parcela e não esperar só pelo governo para resolver os problemas. Infelizmente, nós não temos uma solução imediata para o Aluizão e Biancão?, destacou.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130126-181.jpg[/IMG] Sobre o estádio Aluízio Ferreira, a titular do esporte acenou com boas notícias para o esporte não profissional. A Secretaria pretende reformar o muito e realizar as obras que devem ser feitas atrás dos gols, especialmente no espaço em direção a escola Duque de Caxias, com a construção de piscina, quadras polivalentes, casa das federações e uma pista de atletismo. ?Uma equipe do DEOSP está a frente do projeto para sua execução?, finalizou Cleidemara.

CEDEL- Para os Centros Desportivos de Lazer-CEDELS, sendo sete da capital e dois do interior, a secretária disse que o governo já assinou ordem de serviço para execução de suas reformas, que devem começar no final de janeiro ou início de fevereiro. Junto a esse bolo, estão as reformas do ginásio Fidoca, quadra e campo do Deroche Pequeno Franco, Estádio Aluízio Ferreira e Estádio Biancão em Ji-Paraná, na ordem de 24 milhões.

POLÍTICA ? Para a secretária, a adoção de uma proposta da Política Desportiva é sumamente necessária no Estado para resolver a questão do desenvolvimento do esporte. ?Sem ela vamos continuar capengando, com ela será possível o Estado buscar recursos no Ministério do Esporte e até convênios federais através de nossos senadores e deputados. Colocamos nossos técnicos, dentre os quais o professor Amilcar Profeta, para agilizar o mais breve possível a nossa Política Desportiva, que depende, inclusive, da Assembléia Legislativa?, destacou.

FEDERAÇÕES ? A secretária disse ainda que está pleiteando junto ao Governador Confúcio Moura uma alternativa para as Federações Desportivas poderem andar com as próprias pernas, ou seja, promovendo seus campeonatos de norte a sul do estado. ?São elas as entidades responsáveis para mexer com o Estado. Nossa proposta é justificar junto ao governo a necessidade de as federações amadoras terem uma verba oficial anual, disponibilizada de acordo com seus calendários de competições. Hoje, o Estado está parado em termos de ações desportivas e vamos procurar mudar esse patamar, conseguir uma alternativa viável. Na hora certa vamos fazer um ?Encontrão? com todas elas para falar do assunto?, enfatizou.

CALENDÁRIO ? Sobre a adoção de um calendário esportivo para o estado, ela esclareceu que não é seu papel criar e distribuir calendário de atividades para cada ano. ?Vamos sim, colher projetos de eventos e competições, de várias frentes, analisá-los para apoiá-los através de convênios e parcerias, dentro dos preceitos legais?, finalizou. (Com informações do site Futebol do Norte).

Fonte:






Noticia vista 1372 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.